quarta-feira, 4 de setembro de 2013

E a poeira levanta

80 Anos da ABCCC: E a poeira levanta

ABCCC - 80 Anos

E então levantou poeira na pista com o movimento daqueles cavalos. Em 1982, a ABCCC completava 50 anos. A comemoração seria com uma nova prova, nascida a partir das funcionais de Jaguarão: o Freio de Ouro. 

No palco de Esteio, gaúchos a rigor e seus fletes contornando fardos, girando, esbarrando. E nessa primeira prova, um duelo espetacular parecia prenunciar outras finais memoráveis naquela prova que se estenderia nas próximas décadas. Itaí Tupambaé e Chacay Sombra foram casco a casco perseguindo o prêmio. O cavalo venceu, mas o desempenho espetacular da égua entrou para a história. 
 
Primeiras Provas Funcionais
Essa história que começa no início dos anos 80 desenha rumos que até hoje orientam uma seleção integral, do cavalo que conjuga agilidade, mansidão, explosão, velocidade e coragem com uma bela silhueta retangular, garupas potentes, frentes e pescoços leves e uma cabeça expressiva.
O cavalo que se esculpiu a partir daí também deu cartas no Cone Sul como o grande cavalo crioulo da América. E começou a demarcar o mais extraordinário crescimento da Raça Crioula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário