domingo, 15 de setembro de 2013

Cirurgia inédita

Cirurgia inédita recupera cavalo crioulo com fratura severa

Conheça a história de Amuleto da Santa Isabelle, potranco que sofreu um terrível acidente e foi salvo do sacrifício


Angelo Muller

Isabelle Dall’Agnol, feliz ao lado de seu cavalo recuperado
O cavalo crioulo Amuleto é o RP número um da cabanha Santa Isabelle. Filho de CRT Guapo em mãe Muchacho de Santa Angélica, o animal estava sendo preparado para a morfologia quando foi colocado em um piquete e sofreu o acidente que poderia ter mudado sua trajetória.
>> Veja a galeria de fotos do cavalo Amuleto
A história do cavalo chamou a atenção do Canal Rural quando a foto da pequena Isabelle, ao lado do cavalo em recuperação após a cirurgia, ganhou o concurso cultural Eu Vivo o Freio de Ouro no Canal Rural.
– No dia que eu cheguei e vi o cavalo machucado eu não sabia o que fazer. Eu fiquei muito contente quando veio o Seu Ari e disse: "vamos consertar o cavalo" – relata o tratador Leonir Pereira.
Após consultar vários médicos veterinários e obter de todos a mesma indicação – sacrificar o potro – a família encontrou Ari Glock Jr., que se propôs a tratar o animal.
– Ele basicamente esmigalhou uma face da tíbia, era uma fratura de tíbia com múltiplos. Antigamente, quando se falava em cavalo fraturado, se falava em sacrifício. Hoje a medicina equina está bastante desenvolvida – diz Ari Jr.
A cirurgia inédita durou quase dez horas e o grau da lesão impossibilitava arriscar prognósticos otimistas. Para a família Dall’Agnol, só restava mesmo esperar.
– Eu me senti impotente, me senti fracassado. Não entendi o por que isso tinha que acontecer – conta Alencar Dall’Agnol.
Depois de um ano na clínica veio a notícia tão esperada: Amuleto estava pronto para voltar para casa.
– Ele se locomove muito bem, com algumas limitações. É um cavalo basicamente normal, aproveita a vida, tem um potreiro só dele – conta o médico veterinário Ari Jr.
O tratador Leonir confirma que Amuleto é um cavalo manso.
– É um cavalo dócil, volta e meia eu largo um outro potranquinho junto com ele, para ele brincar, porque ele é potranco ainda – diz o tratador.
Agora, a cabanha espera confirmar o registro do Amuleto na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Até o final do ano, deve começar a padrear na cabanha Santa Isabelle. 

– É possível a superação. O caminho mais fácil era o sacrifício. Embora custasse muito mais financeiramente e emocionalmente tocar o projeto de recuperação do cavalo, a gente sabia que, se conseguisse isso, seria extremamente gratificante – diz Alencar.
A pequena Isabelle Dall’Agnol é a mais feliz com a recuperação do Amuleto.
– Eu amo esse cavalo
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário