quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Caso raro de nascimento de potros gêmeos surpreende criadores de RC

Caso raro de nascimento de potros gêmeos surpreende criadores de RC

O criador explica que a mãe dos potros, Playmonie, é mista. Já o pai, Docs Lume, é um quarto de milha puro sangue. Desse modo, os gêmeos são puros por cruzamento
O criador explica que a mãe dos potros, Playmonie, é mista. Já o pai, Docs Lume, é um quarto de milha puro sangue. Desse modo, os gêmeos são puros por cruzamento


(Ana Ligia Noale) - Um caso raro de nascimento de potros gêmeos chamou a atenção de criadores e veterinários de Rio Claro e região esta semana. Isso porque a gravidez de gêmeos é sempre um sinal de problema para os equinos. Pesquisas apontam que, de cada 100 nascimentos de animais puro sangue, por exemplo, a probabilidade de gêmeos saudáveis sobreviverem são vistas em 3,3. Os números diminuem para outras raças: de cada 1.000 nascimentos de quarto de milha, apenas dois pares são gêmeos saudáveis. Só para comparação, a cada 100 casos de mulheres grávidas aproximadamente um resulta em gêmeos.

Normalmente, ninguém sabe que uma égua concebeu os gêmeos, a menos que ela seja examinada com ultrassom durante o primeiro mês de gravidez. "O nascimento dos potrinhos foi uma grande surpresa para todos nós. O veterinário sofreu um acidente e ficou impossibilitado de fazer o ultrassom no primeiro mês de gestação. Como a égua estava saudável, esperamos para ver o que acontecia", diz Emerson Pereira Anacleto, proprietário da égua Playmonie, que concebeu os gêmeos.

Emerson conta que a impossibilidade de fazer o ultrassom salvou os potros. "Na maioria das gestações de gêmeos, um dos embriões é eliminado e absorvido pela égua durante os primeiros 40 dias. Caso isso não aconteça, a indicação dos veterinários é pela esmagação de um deles na tentativa de salvar um", explica o criador.

Sem a realização do ultrassom, a natureza pôde seguir o seu curso normal e no dia 30 de agosto nasceram os saudáveis potros gêmeos no Rancho Alvorada, em Rio Claro. "A mãe dos potros, Playmonie, é mista. Já o pai, Doc s Lume, é um quarto de milha puro sangue. Desse modo, os gêmeos são puros por cruzamento", diz Emerson.

Com apenas uma semana de vida, os potros passam bem e devem ficar juntos da mãe até completarem o 5º mês. "Eu ainda não escolhi os nomes. Mas estou procurando algo na mitologia grega que possa espelhar o caso raro", afirma Emerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário