quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Movimento a La Rienda


Movimento a La Rienda

O “Movimento a La Rienda” não é só uma prova, mas uma maneira de avaliar um sistema de adestramento e condução do cavalo intimamente ligados às nossas origens e aprovada eficiência.


Características avaliadas:
• Morfológicas
o Equilíbrio
o Flexibilidade
o Velocidade
o Cap. Atlética
o Boca

• Emocionais
o Docilidade (Temperamento Caráter)
o Coragem
o Rusticidade

• Intelectuais
o Memória
o Compreensão


Como é avaliado:
Em 8 movimentos:
• Execução e precisão
• Reunião

o Colocação Cabeça-Pescoço
o Permeabilidade
o Utilização dos Posteriores

• Contato
• Velocidade
• Naturalidade e Fluidez
• Cadência
• Docilidade
• Retidão (alinhamento reto)
• Reações

1 – Andadura (0-10 pontos) - PASSO, TROTE E GALOPE.

• Firmeza
• Tipicidade
• Avanço
• Frequência

Os jurados se colocarão no centro da pista na qual terá dois pontos remarcados para as trocas de andaduras.
O participante detido no ponto estabelecido começará sua prova no sentido horário dando meia volta ao tranco, meia volta ao trote e uma volta completa ao galope em cada mão. Para a troca de mão o cavalo deverá colocar seus posteriores, girar sobre os mesmos e arranca na outra mão dando uma volta completa, parando em frente aos jurados.
A volta deverá ser suficientemente grande para que o jurado possa apreciar com comodidade as trocas de andaduras.
Serão avaliadas as transições de parado para o tranco, tranco para o trote e do trote para o galope nos pontos pré-estabelecidos.
Se exigirá nos três pontos contato e posicionamento correto. 

2 - Esbarrada (0-10 pontos)

Esbarrada:
• Que pare flexionando o lombo e as três articulações dos posteriores.
• Colocação Cabeça-Pescoço
• Boca
Corrida:• Firmeza
• Retidão (alinhamento reto)
• Conservar a mão
• Velocidade
• Longitude
Volta:
• Sobre as patas
• Elevando as paletas
• Fluidez

O animal deve ser lançado com velocidade em uma linha reta de aproximadamente 40 metros e esbarrar.
O cavalo deve entrar francamente suas patas e esbarrar. Depois de tranquilizado deve voltar sobre uma de suas patas e iniciar o trajeto inverso pelo mesmo rastro, terminando em outro esbarro.
Depois voltar sobre a outra pata percorrer meia pista e esbarrar em frente ao jurado.
As voltas devem ser sempre de frente para os jurados.

3 – Troya (0-10 pontos)

• Mão e pata correta
• Transição de parado a galope
• Rastro
• Volta
• Cadência
• Encurvação e equilíbrio
• Velocidade

Se exige galopar em círculos que não excedam mais de 8 a 10 metros de diâmetro. Se começa galopando no sentido horário e depois de duas volta no mínimo nesta mão, o cavalo esbarra e retoma trocando de mão e patas para entrar no círculo anterior no sentido contrário completando no mínimo outras duas voltas e terminar o movimento esbarrando e ¼ de volta em frente ao jurado.



4 – Oito (0-10 pontos)

• Troca de pata e mão simultaneamente e com fluidez
• Manter o eixo
• Tamanho uniforme dos círculos
• Transição de parado a galope
• Cadência
• Encurvação e equilíbrio
• Velocidade

Trata-se de fazer ao galope a figura de um oito imaginário não ultrapassando o tamanho de 10 a 12 metros. Inicia-se no centro da figura oito e as trocas de mãos e patas se efetuam nesse lugar e sem perder a continuidade do movimento.
Deverá ser feito dois oitos completos no mínimo. O movimento se iniciará em frente ao jurado.

5 – Velocidade (0-10 pontos)

Volapie:
• Esbarrada

o Que pare flexionando o lombo e as três articulações dos posteriores.
o Colocação Cabeça-Pescoço
o Boca

• Continuidade na meia volta
• Atitude dos posteriores na meia volta

Corrida:
• Firmeza
• Retidão (alinhamento reto)
• Conservar a mão
• Velocidade
• Longitude

O cavalo arranca em linha reta com velocidade, aproximadamente 40 metros, e esbarra, sem parar gira 180 graus sobre uma das patas com rapidez e velocidade até sair em direção contrária, repetindo o movimentos de esbarro e giro. Ainda em linha reta, e em velocidade, esbarra no centro e com ¼ de volta fica de frente aos jurados.

6 – Volta sobre as patas (0-10 pontos)

• Uso das patas como pivô
• Liberação das paletas
• Fluidez
• Encurvação
• Colocação de Cabeça-Pescoço
• Velocidade

O animal convenientemente reunido deverá girar usando como pivô a pata interna. O peso deverá recair sobre os posteriores, liberando as paletas de forma franca.
Se exigirá duas voltas de giro para cada lado no mínimo.

7 – Desmontar e montar (0-4 pontos)

• Quietude
• Que o cavalo não demonstre intenção de fugir
• Quando montar que o cavalo não bandeie o lombo

O Ginete desmontará com naturalidade e sem exagero de frente aos jurados deixando pelo menos uma das rédeas no chão, se distanciará do cavalo dando uma volta ao redor em sentido anti-horário para voltar a montar com suavidade.
Tudo deve ser feito com naturalidade e sem demorar muito tempo. O cavalo deverá partir na ordem do Ginete.

8 – Recuo (0-6 pontos)

• Retidão (alinhamento reto)
• Diagonalidade
• Posição Cabeça-Pescoço
• Fluidez

Parado em frente aos jurados se exige do participante que recue uns 5 metros em linha reta.


Movimento a La Rienda “Mãe de Provas” – Por Luis Bustos

Analisando esses parâmetros podemos falar que um cavalo é:
Manso: quando está absolutamente confiado no homem e o respeita.
Tranquilo: quando perante um requerimento do Ginete responde sem reagir temperamentalmente e executa seus movimentos sem acusar estresse ou rigidez.
Flexível: quando tem conseguido ter a elasticidade em todas as suas partes mediante a um treinamento racional, o que lhe confere um melhor equilíbrio e, portanto, um menor gasto energético no esforço.
Obediente e disciplinado: porque foi submetido a um treinamento psicofísico racional e coerente, que o leva a estar sempre atento e disposto a toda indicação que lhe faz o Ginete.
Este se contrapõe a autodeterminação que outros estilos propõem.

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